Escolhas...acho que tudo o que acontece e que nós designamos por "karma" ou "destino" acontece exclusivamente em resultado das nossas escolhas. Uma estranha bifurcação causada pelo nosso "god given" livre arbítrio. Um sim ou um não, a pequenas perguntas que se vão colocando umas após as outras em catadupa e que vão jorrando pelo nosso futuro a dentro, escolhendo nós para onde viramos o barco da nossa vida.
Acordei...levanto-me já? Sim ou não e o momento seguinte já está diferente. Arroz ou batata frita? E a nossa refeição mudou drasticamente, não quero banalizar o futuro de tal maneira que o comparo a uma simples escolha que faço quando decido com o que acompanhar o bife, mas o certo é, que todas as escolhas por mínimas que sejam, são no fim de contas o nosso destino, o nosso karma, a nossa possibilidade de mudar o Futuro que tanto aguardamos e receamos. Não estou alheio a factores externos ás nossas decisões e que nós não podemos controlar, mas se não nos esforçarmos sequer com a parte que controlamos, qual será a importância de ter um futuro melhor ou pior? Ora bem, eu quero ter um Futuro bom! Coloco desta forma tão abstracta e com uma palavra suave como "bom" porque não sou megalómano o suficiente para querer ser multimilionário, apesar de, todas as semanas jogar no Euromilhões (um pouco de ambição não mata ninguém), nem quero ser um pseudo-magnata de seja o que for. Não tenho necessidade de ser o melhor médico, o melhor limpa ruas, o melhor atleta ou sequer o melhor vendedor de fruta, quero apenas a possibilidade de poder ser o que eu quero, seja ele médico, limpa ruas, atleta ou vendedor de fruta. Quero ser feliz com as minhas escolhas, poder ter discernimento suficiente para encontrar uma pessoa de pés assentes na terra, que goste de escolhas como eu, escolher um sitio para viver, escolher uma casa, escolher a mobília, escolher o nome para os nossos filhos, escolher tudo o que fará parte de mim e da minha marca no mundo enquanto homem, enquanto ser humano, enquanto parte da natureza deste planeta magnífico.
Hoje escolhi partilhar o que penso com vocês, amanhã vou escolher sair para ir dar comer aos gatos da minha irmã, que se ausentou durante o fim de semana, seguidamente vou escolher o que dizer à mulher que me faz suspirar, apenas para a poder ver sorrir, depois...depois escolho o resto, que nunca devemos escolher tudo numa só noite. Afinal de contas, temos a vida inteira para fazer escolhas...
1 comentário:
aiai (suspiros)
Enviar um comentário